4 de maio de 2012

Cabine da Pipoca


Nesta semana, vamos dar uma pausa na viagem e nos hospedar na profissão jornalística, a essência do blog que vos proporciona passeios pelos diversos campos da cultura. O Cabine da Pipoca de hoje fala sobre Diário de um Jornalista Bêbado, estrelado pelo consagrado Johnny Depp.

Na verdade, a personagem de Depp, protagonista do filme, é considerada pelos críticos o auter ego de Hunter Thompson - criador do jornalismo Gonzo e roteirista do longa. O jornalismo Gonzo é aquele que não tem tantas regras quanto o tradicional, permitindo ao jornalista a liberdade em misturar o ficcional com o real.

Paul Kemp é um repórter norteamericano trabalhando num periódico de San Juan, o The San Juan Star. O jornal, tão decadente quanto a cidade à época, é chefiado por Lotterman, que obriga Paul a trabalhar com horóscopos e cobrir partidas de boliche.

O filme, aparentemente bobo, contextualiza uma realidade vivida após a Segunda Grande Guerra. Na época em questão, os Estados Unidos começavam a perceber a força comunista rondando Cuba, principalmente o Caribe. Por influência, os porto-riquenhos não aprovavam a presença americana na região por acreditar em seu interesse comercial no país - a exemplo, especulações imobiliárias. Na ficção, a personagem que ilustra essa imagem é Sanderson, inescrupuloso interessado na região e namorado de Chenault, com quem Kemp vivia a sonhar.

Visão de alguém apaixonado pela profissão à parte, o longa aparenta ser divertido e interessante por nos contar sobre uma modalidade jornalística que temos pouco contato diariamente. Além disso, não seria nada mal ver o talentoso Johnny Depp estrelando uma mistura de drama, romance e comédia, não é verdade?

Enjoy!





3 comentários:

  1. Recomento também o documentário "Gonzo". Não me recordo o diretor nem o ano, mas posso assegurar que tem um conteúdo EXCELENTE sobre a vida de Hunter e depoimentos que motivam ainda mais os que acendem a veia literária...

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela dica, quem sabe semana que vem não publicamos alguma coisa sobre esse DOC por aqui!
    Valeu pelo comentário e continue navegando pelo nosso Barquinho Cultural.
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Toni, valeu!
    Esteja sempre à vontade pra sugerir ideias ao Barquinho.
    Continue conosco, beijo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...