11 de maio de 2012

[Cabine da Pipoca] Cinema para Cegos


Vocês já imaginaram como um cego pode ir ao cinema e poder se interagir com as cenas como uma pessoa com visão "normal"?

Com certeza você deve imaginar que isso é quase impossível, afinal  um cinema é totalmente visual, já que há até cenas que não existem falas. 

Certo?


Talvez!

O projeto intitulado de "Cinema para Cegos", faz pessoas vivenciarem experiência que para nós, pode ser comum e rotineira, que é ir ao cinema e levar as pessoas que não conseguem enxergar a se encantar dentro de um cinema.

A ideia do projeto é aproximar toda a população, independendo de sua deficiência da sétima arte. As pessoas ao ingressarem nas salas, são distribuídos áudio-fones, onde tradutores interpretam as cenas, principalmente as que não possuí falas entre os atores. Desta maneira os espectadores escutam a descrição das cenas, possibilitando a compreensão do cenário, figurinos, expressões, entre outros detalhes.

O processo de gravação do áudio é realizado antes, na elaboração de um roteiro das cenas descritas. Outro fator de suma importância, é a escolha dos interpretes, para não se confundir com as vozes dos atores em cena, no entanto, se o personagem for mulher a narração é feita por um homem e vice e versa.
 Com este recurso traz ao cegos autonomia aos deficientes visuais, pois eles podem compreender o longa somente através da voz. Já que para eles a percepção da estética é nula, e seu principal artificio é através dos sons que eles escutam.

Ideias bastante interessante, para aproximar a todos da sétima arte, afinal todos temos direito em se aculturar e obter o conhecimento entre diversas áreas, não importando quão é sua deficiência.

See ya, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...