9 de março de 2012

Cabine da Pipoca

Depois da viagem feita semana retrasada ao Irã, convido-te a viajar comigo pelo mundo do Egito. A dica do Cabine da Pipoca de hoje é o filme Cairo 678, um drama egípcio produzido em 2010 que estreia hoje no Brasil. 

O longa narra a história de três mulheres vítimas de assédio. Seba é jovem, moderna, e foi assediada durante uma partida de futebol, o que fez com que se tornasse ativista dos direitos femininos. Fayza é casada, fiel aos costumes do seu país, mas isso não evita com que seja assediada todos os dias quando pega ônibus. Nelly, uma comediante, após sofrer abuso sexual, processou o agressor e se tornou a primeira mulher na história do Egito a tomar tal atitude. Apesar de notáveis diferenças, estas três mulheres conseguem encontrar um denominador comum entre si e lutam por um mesmo objetivo: a justiça contra violência sexual e contra o preconceito à mulher. 

Cairo 678 é um filme ousado por abordar os direitos que os homens egípcios julgam ter de "bolinar" as mulheres do país, independente do lugar em que estejam. A obra choca-se com os costumes locais e isso pode ser interpretado como uma vontade local de transformação, sem sofrer influência de culturas distintas. 

Aposto ser uma boa pedida pro final de semana, uma tarde de domingo, quem sabe?

Até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...