20 de fevereiro de 2012

Cantinho Literário


90 anos da Semana que revolucionou a arte no Brasil



A semana de Arte Moderna de 22, que aconteceu em São Paulo, no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de Fevereiro, no Teatro Municipal da cidade, marcou a arte brasileira no país, rompenso o padrão estético da época.


Os artistas da época queriam mostrar a arte de uma forma mais livre e mais popular e não como era no século passado, em que a arte era elitizada e isso levou a uma nova visão das artes no Brasil.

As artes apresentadas nesta Semana 22, foi a literatura, música e artes plásticas e os grandes artistas da época participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade,Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti entre outros, e como um dos organizadores o intelectual Rubens Borba de Moraes que, entretanto, por estar doente, dela não participou.

A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo.

O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos.
O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestações que propunha algo no mínimo curioso e de interesse.

Naquela época, a Semana de 22 não foi muito bem aceita, pois era algo novo para a população da época, corre um boato de Heitor Villa Lobos, se apresentou de chinelo no Teatro Municipal, isso foi um choque para sociedade.

Eles achavam que isso era moderno demais, e não podia entrar no Teatro Municipal da cidade de chinelo ou usando roupas extravagantes, mas o que era de verdade, é que o artista, tinha uma joanete no pé, e estava infeccionado e por isso o uso do chinelo, mas com o passar dos anos, a semana de arte de 22, começou a ser a aceita e hoje, grande maioria dos artistas da literatura, música e artes plásticas, tem grande inspiração e admiração nos artistas da época  por isso, este ano de 2012, está data é lembrada por todos os amantes da arte, com muita devoção e inspiração.

Ingresso  (folder) da Semana de Arte Moderna de 1922


Por: @pii_littrell 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...