24 de fevereiro de 2012

Cabine da Pipoca

O Cabine da Pipoca dessa semana te convida pra viajar até o Irã e assistir A Separação. [Ver trailer]


A trama tem como situação central a separação entre um casal no qual a esposa, Simin, quer se separar do marido, Nader, e sair do país para poder dar à filha, Termeh, melhores oportunidades. Simin precisa que Nader autorize a viagem da garota e que, também, assine o divórcio, já que uma mulher, no Irã, só pode viajar sozinha caso seja solteira. O pai aceita a separação, mas impede que a filha viaje. A possibilidade da viagem dos três vem a ser cogitada por Nader, mas esta ocorreria mais tarde devido seu pai estar sofrendo de alzheimer e ele ter que ficar no país para cuidar do seu genitor. 

Simin sai de casa e vai morar na casa de sua mãe. Enquanto isso, Nader contrata uma governanta - também casada e com filhos - para cuidar de seu pai. Razieh, a contratada, é muçulmana típica e opta por não contar ao seu marido que está trabalhando na casa de um homem recém-separado para cuidar do pai dele, um outro homem, mesmo sendo ele um velho doente. 

A partir destas duas situações, a história vai se desenrolando e cada vez mais prendendo a atenção do espectador. A diferença de costumes, valores e atitudes dos personagens com relação a alguns fatos é o que mais chama atenção no filme dirigido por Asghar Farhadi. 

A Separação levou, ano passado, em Berlim, o prêmio Urso de Ouro de melhor filme e, este ano, o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Além dos dois prêmios, surge como um dos favoritos ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2012.

Vale à pena navegar nesse mar de cultura tão diferente da nossa. Viaje e nos conte o que achou. 
Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...