4 de janeiro de 2012

Férias Cultural na Casa das Rosas


Para aqueles que estão na cidade de São Paulo, não podem deixar de conferir o já tradicional Verão de Poesia, com muitas atividades culturais e entretenimentos instigantes.
Com direito a comemorações do aniversário da cidade (25 de janeiro), a Casa das Rosas oferece cursos gratuitos, sessões de filmes, saraus e teatro. Tudo permeado pelo assunto que é o principal foco do Espaço Haroldo de Campos: a poesia.

Confira a programação abaixo:


8º SAMPOEMAS
Quarta-feira, 25 de janeiro.

Evento já tradicional na programação da Casa das Rosas, em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo. Ao longo da tarde do dia 25, diversas atrações celebram a grande metrópole.

15h – A Casa DA Avenida DA Cidade
Por Carlos Fernando C. Nogueira, coordenador de preservação e identidade visual da Casa das Rosas.

Nessa palestra, serão analisados os aspectos conjunturais e estéticos que caracterizam a Casa das Rosas na história de seu entorno, a Avenida Paulista, bem como na da cidade de São Paulo e do país.
Cultura, economia, política, urbanismo, arquitetura e história se fundem no amplo painel que compõe o vulto da Casa, em seus 76 anos de existência. Com a exibição comentada de imagens e uma visita guiada por toda a Casa, serão abordadas questões como: o significado do passado nas diversas correntes de pensamento estético; o peso do mercado na configuração da Cidade; o eterno embate entre tradição e modernidade (em suas muitas definições), presente, inclusive, no papel da Casa como divulgadora da obra de Haroldo de Campos, de cujo acervo é guardiã.

18h – Signicidade (Recital)
Com Frederico Barbosa, Marcelo Ferretti e convidados.

Recital de Frederico Barbosa a partir dos poemas de seu livro Signicidade (Dulcinéia Catadora, 2009), que lança um olhar crítico e poético sobre as cidades em geral e São Paulo em particular.

20h – Sarau Sampoemas

O público está convidado a participar deste sarau aberto, com poemas cujo tema deverá ser “São Paulo”. Vale falar bem, vale falar mal, vale falar tudo o que quiser sobre a homenageada da noite! As inscrições deverão ser feitas uma hora antes do início do sarau, na recepção da Casa das Rosas.

-------------------------------------
OFICINAS GRATUITAS

Inscrições na recepção da Casa das Rosas. Documentação necessária: uma foto 3x4; xerox do RG; xerox do comprovante de residência. Com certificado digital (mínimo de 70% de frequência).
Vagas: 30.


AUGUSTO DE CAMPOS: DO CARBONO AO FLASH
Com Frederico Barbosa.
Terças-feiras, 17, 24, 31 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro, 19h30.

Este curso apresenta a poesia de um dos mais importantes escritores brasileiros, acompanhando o desenvolvimento da sua obra desde antes da invenção da poesia concreta, passando por livros como Viva Vaia, Despoesia e Não. Merecerá especial destaque a investigação de novas práticas poéticas que, por vezes, antecipam em muito os avanços tecnológicos posteriores, como a utilização do papel-carbono para obter as cores da série de poemas “Poetamenos”, de 1953, e as diversas experiências com diferentes suportes para a poesia, em livros como Poemóbiles e Caixa Preta, culminando com a utilização da linguagem Flash pelo escritor, quando já se aproximava dos 80 anos.


DO CRICRI AO CRÍTICO (Módulo 2)
Oficina de crítica literária
Com Frederico Barbosa.
Quartas-feiras, 11, 18 de janeiro, 1, 8 e 15 de fevereiro, 19h30.

Segunda parte desta oficina que pretende identificar o que caracteriza a postura crítica diante de uma obra de arte. Este módulo é destinado aos que tomaram parte no primeiro segmento, ministrado em dezembro.


CINEMA E POESIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL (Módulo 1)
Com Donny Correia.
Sextas-feiras, 20, 27 de janeiro, 3 e 10 de fevereiro, 19h30.

O cinema sempre caminhou ao lado da poesia, especialmente no que diz respeito às obras de cineastas de vanguarda. A linguagem do filme deve muito às manifestações literárias e, por muito tempo, debateram-se quais os limites entre o que comumente chamam, os estudiosos, de “cinema de prosa” e “cinema de poesia”. Para lançar um pouco de luz a esta obscura questão, serão vistos e analisados, nesse primeiro módulo, os filmes: A idade do ouro, de Luis Buñuel; O ano passado em Marienbad, de Alain Resnais; Noite vazia, de Walter Hugo Khouri; e Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Karin Aïnouz.


-------------------------------------
PALESTRAS

A Casa DA Avenida DA Cidade
Por Carlos Fernando C. Nogueira, coordenador de preservação e identidade visual da Casa das Rosas.
Sábado, 25 de fevereiro, 15h.

Nesta palestra serão analisados os aspectos conjunturais e estéticos que caracterizam a Casa das Rosas na história de seu entorno, a Avenida Paulista, bem como na da cidade de São Paulo e do país.
Cultura, economia, política, urbanismo, arquitetura e história se fundem no amplo painel que compõe o vulto da Casa, em seus 76 anos de existência. Com a exibição comentada de imagens e uma visita guiada por toda a Casa, serão abordadas questões como: o significado do passado nas diversas correntes de pensamento estético; o peso do mercado na configuração da Cidade; o eterno embate entre tradição e modernidade (em suas muitas definições), presente, inclusive, no papel da Casa como divulgadora da obra de Haroldo de Campos, de cujo acervo é guardiã.

CHUTANDO O BALDE... DE PIPOCA!
Exibição comentada de filmes
Com Carlos Fernando.
Sextas-feiras, 19h.
13 de janeiro: Roma, cidade aberta, de Roberto Rossellini.
24 de fevereiro: Um corpo que cai, de Alfred Hitchcock.

Poucos filmes da História do Cinema são, de fato, “intocáveis” ou “indestrutíveis”, quando submetidos a uma análise objetiva – além de questões de “gosto” – que leve em conta os critérios próprios às várias artes que compõem a linguagem cinematográfica, como a Dramaturgia (e a Literatura em geral), a Fotografia, a Interpretação, a Música etc. Várias das assim chamadas "obras-primas" apresentam problemas suficientes para removê-las desse pedestal. Duvida?!...
Nesses dois encontros, Carlos Fernando se propõe a desmistificar algumas obras tidas como luminares da cinematografia mundial, plano por plano, num divertido e informativo bate-papo com a plateia. Não perca, porque, talvez, depois disso, o seu filme favorito nunca mais será o mesmo!

-------------------------------------
SARAUS

A PLENOS PULMÕES
Apresentação: Marco Pezão.
Sábados, 7 de janeiro e 11 de fevereiro, 19h.

Dedicado aos amantes da poesia, o objetivo é incentivar a literatura escrita e falada. O microfone da Casa das Rosas está aberto. Estufe o peito e solte o verso!
As inscrições começam uma hora antes do sarau.

CHAMA POÉTICA – BENDITOS MALDITOS
Grupo Chama Poética.
Sábado, 21 de janeiro, 17h.

Por meio desse espetáculo, o grupo Chama Poética reverencia os poetas e artistas que vivem profundamente seus amores, paixões e dores. Com declamação de poemas dos poetas malditos nacionais e estrangeiros.


SEMANA DE ARTE MODERNA: 90 ANOS DEPOIS
Apresentação: Fernanda de Almeida Prado.
Quinta-feira, 16 de fevereiro, 20h.

Com convidados especiais, o sarau celebra os 90 anos de um dos movimentos culturais mais importantes de nossa história – a Semana de Arte Moderna de 1922. Música, poesia e arte homenageiam a memória de Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida e tantos outros importantes poetas modernistas.

--------------------------
TEATRO

VALSA Nº 6
Texto de Nelson Rodrigues.
Direção: Dan Rosseto.
Com: Lígia Paula Machado.
Ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada).
Censura: 12 anos.
Lugares: 35.
Sábados, 14, 21, 28 de janeiro, 4, 18 e 25 de fevereiro, 20h30.
Domingos, 15, 22, 29 de janeiro, 5, 12, 19 e 26 de fevereiro, 18h30.

Sônia é uma garota de 15 anos, obcecada pela Valsa no 6, de Chopin. Sempre com a valsa ao fundo, a história da adolescente revela uma teia de assassinato, adultério, dupla personalidade, alucinações e conflitos entre o real e o imaginário. O espetáculo utiliza técnica circense, musical e dança.

--------------------------
BIBLIOTECA CIRCULANTE

A Biblioteca Circulante, especializada em literatura e poesia, é um local de livre acesso no qual os leitores inscritos podem retirar até dois livros por vez, com direito à renovação, desde que não haja reserva ou dano ao material emprestado.
Documentos necessários para cadastramento: documento de identidade (cópia e original); comprovante de residência (cópia e original); uma foto 3x4.
Matriculados nos cursos oferecidos pela Casa das Rosas estão automaticamente cadastrados na Biblioteca Circulante.
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, 10h às 19h; sábados e domingos, 10h às 18h.

--------------------------
ACERVO HAROLDO DE CAMPOS

Formado por aproximadamente 20 mil volumes, o Acervo Haroldo de Campos reúne o material que pertenceu à biblioteca do poeta. Sua base de dados está disponível no site da Casa das Rosas e as publicações podem ser consultadas no local, com agendamento prévio, de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.

--------------------------

EXPOSIÇÃO PERMANENTE

Visite a exposição de móveis e objetos que pertenceram a Haroldo de Campos, além de algumas fotos deste importante poeta, tradutor e crítico em sua “Bibliocasa”.

--------------------------
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA “DA BIBLIOCASA”

SIAMESMOS
Curadoria: Frederico Barbosa.

Augusto de Campos é quem nos explica o título desta edição da série “Da Bibliocasa”, no texto que escreveu quando do falecimento de seu irmão Haroldo: "‘Irmãos siamesmos’ era como ele gostava de se referir a nós dois, nos bons tempos, anulando as nossas naturais diferenças e extremando na sua palavra-valise a tradução que eu fizera dos versos do ‘Epitáfio’, de Corbière: ‘Ninguém foi mais igual, mais gêmeo/ irmão siamês de si mesmo’”. Neste bimestre, serão expostos exemplares das obras de Augusto de Campos presentes no Acervo Haroldo de Campos.

--------------------------
EDUCATIVO


VISITAS ESPONTÂNEAS
O Núcleo Educativo disponibiliza dois horários* para atender às visitas espontâneas: de terça a sexta-feira, às 11h e às 15h, e aos finais de semana, às 11h30 e às 16h.
* Sujeitos à alteração, de acordo com a programação da Casa das Rosas.

VISITAS AGENDADAS
As visitas para grupos podem ser agendadas pelo tel.: (11) 3285-6986, ou pelo e-mail: educativo@casadasrosas.org.br (máximo de 40 pessoas por visita).

VISITAS ESPECIAIS
No mês de férias, a Casa das Rosas convida as famílias para participarem de visitas, oficinas, brincadeiras e feira de troca de livros. Confira!

A culpa é da palavra
Percurso pela Casa das Rosas a partir da poesia.
Quarta-feira e sábado, 11 e 21 de janeiro, 15h às 17h.

A poesia está presente no nosso dia a dia em diferentes formas. Venha descobrir, por meio de brincadeiras e jogos, diversas maneiras de criar através da palavra.


Olhar e olhar de novo*
Descobrindo a Casa das Rosas por meio do olhar.
Quarta-feira e sábado, 14 e 18 de janeiro, 15h às 17h.

Os visitantes explorarão a Casa a partir de fotografias de seus detalhes, refletindo sobre seu sentido no passado e no presente.

*Título retirado do livro Para olhar e olhar de novo, de Eliana Pougy.

Poesia Imagem Viagem
Sábados, 11 e 25 de fevereiro, 15h às 17h.

Para Haroldo de Campos, “O que importa não é a viagem mas o começo da...”.* Assim, o encontro será o início de uma descoberta, tanto em relação à poesia como à história da Casa das Rosas. Nessa viagem, leituras e diálogos a partir de poemas concretos levarão o grupo a conhecer o espaço e a explorar novas formas de apropriação.

*Extraído do livro Galáxias, de Haroldo de Campos.


DOMINGO EM FAMÍLIA

Brincadeiras de cultura popular: monte seu brinquedo com materiais recicláveis
Domingos, 8 e 15 de janeiro, 15h às 17h.

Vamos resgatar a criança que existe em todo adulto, não se esqueça de trazer seus filhos, sobrinhos, afilhados, enteados, netos e todas as lembranças da infância de pé no chão e de brincadeiras de rua.

Ver com as mãos e tocar com os olhos*
Domingos, 22 e 29 de janeiro, 15h às 17h.

Nesse encontro, entraremos em contato com alguns livros “ilegíveis” (sem texto), a fim de explorar outros sentidos e possibilidades de leitura. Depois, cada um poderá criar o seu livro-objeto e inventar a própria narrativa.

*Título extraído da exposição Proibido não tocar – crianças em contato com a obra de Bruno Munari.

Feira de troca de livros infantis, gibis e brinquedos
Domingo, 12 de fevereiro, 13h às 15h.
Traga seu livro, gibi e aquele brinquedo que pede para ser trocado por outro. Não vale livro didático, nem brinquedo quebrado!

Feira de troca de livros (para adultos)
Domingo, 12 de fevereiro, das 15h às 17h.
Dessa vez, os pais e outros adultos também poderão trazer seus livros para trocar com outras pessoas.

SERVIÇO:



Casa das Rosas – 8º Verão de Poesia
7 de janeiro a 25 de fevereiro.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74.
Tel.: (11) 3285-6986 /  (11) 3288-9447      .
Site: www.casadasrosas-sp.org.br
Twitter: @casadasrosas
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Casa-Das-Rosas/247588171961177

Bom divertimento e se liga na nossa próxima dica de férias.
See ya...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...