26 de novembro de 2011

Caixa de Som

Olá galerinha, tudo bem com vocês?
Pensei que pelo menos iria postar antes da @marquestela, mas parece que ela foi mais rápido, mas também quem mandou eu ser atrasilda, né? hehe
Mas vamos ao que interessa porque o som de hoje, (opps), a postagem desta semana está especial para os adoradores da música. Afinal, música está mais do que em nossa rotina diária, mas sim em nosso DNA, no entanto a data não poderia passar despercebida por aqui.
Essa semana, mais exato no dia 22 de novembro, foi o dia da música.
Mas você sabe o por que esta data representa o dia da música?
Então se segura ai que a gente conta para você.


A Padroeira dos Músicos


No dia 22 de novembro comemora-se o "Dia da Música", data consagrada a Santa Cecília, Padroeira Internacional dos Músicos, a quem os católicos brasileiros dedicam fervorosa devoção.

A santa de nobre família italiana é consagrada como virgem, que declarou seu voto de castidade à cristo. Sem seu conhecimento, foi prometida pelos pais em casamento a um nobre jovem de nome Valeriano. No dia das núpcias, Cecília cantava em seu coração o hino da pureza e declarou a Valeriano, ainda pagão, como ela pertencia totalmente a Deus e que um anjo guardava sua virgindade consagrada. Valeriano respondeu que acreditava se visse o anjo. Então, Cecília o apresentou ao Papa Urbano para que o preparasse ao batismo. Deste encontro resultou a conversão de Valeriano, que recebeu o batismo e pôde, assim, ver o anjo ao lado de Cecília. O anjo segurava nas mãos duas coroas de flores simbolizando o martírio que em breve devia glorificar Cecília e Valeriano.

Tibúrcio, irmão de valeriano, quis igualmente receber o batismo. Pouco depois, acusados de cristãos ante o prefeito da cidade, negaram-se a receber o certificado de ter sacrificado aos deuses, mediante dinheiro. Foram, então, decapitados. Cinco meses depois, Cecília era condenada à morte por asfixia no quarto de banho superaquecido. Mas seu corpo foi encontrado ainda vivo. Um golpe de espada deu fim àquela santa existência. O Papa urbano mandou recolher seu corpo e depositá-lo nas catacumbas de São Calisto, bem perto da cripta dos Papas. Devia ter sido o ano de 225. Mais tarde foi transportado para a Basílica dedicada a Santa Cecília sobre a antiga casa dos Cecílios, no Trastévere.

O ofício da Missa desta santa traz como antífona um tópico das atas do martírio da Santa, no qual diz que, no dia do casamento, ouvindo os sons dos instrumentos musicais, teria elevado o coração a deus nestas piedosas aspirações: "Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida". Daí, a tradição que se Cecília tocasse a harpa, merecendo ser declarada padroeirados músicos. De fato, os artistas da Renascença representam Santa Cecília com um instrumento musical nas mãos e músicos e cantores a celebram como sua protetora.

Agora que você sabe todo a história por trás do dia 22 de novembro, que tal nos contar qual o som que você anda curtindo atualmente.
Por indicação do nosso twitter, uma navegante (@liceana) do OBC nos contou o que anda curtindo em seu iPod, então se liga na dica dela e podem mandar a de vocês, pois será um prazer fazer uma playlist bem diversificada por aqui.
É isso ai e bom fim de semana a todos, com muita música em suas vidas!
Let's go to song...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...