12 de agosto de 2010

Bienal do Livro em São Paulo


A 21ª Bienal do Livro de São Paulo abre as portas hoje com uma programação que busca harmonizar a literatura com outras disciplinas, como a gastronomia, e conta neste ano com a presença da escritora iraniana Azar Nafisi e o norueguês Jostein Gaarder.
Até 22 de agosto, 350 expositores brasileiros e estrangeiros se encontrarão no evento, realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte da cidade.
Os organizadores esperam que 700 mil pessoas passem nos próximos dias pelos estandes das 800 editoras representadas na feira, segundo uma nota da organização.
No espaço de debates Salão de Ideias haverá a presença, entre outros, da iraniana Azar Nafisi, autora de "Lendo Lolita em Teerã"; o português João Marques Lopes, autor de "Saramago: Biografia"; o irlandês John Boyne, autor do best-seller "O Menino do Pijama Listrado", e o norueguês Jostein Gaarder, do clássico "O Mundo de Sofia".
Também participam do evento renomadas personalidades de língua portuguesa como o angolano José Eduardo Agualusa, o moçambicano Mia Couto e o cineasta português Miguel Gonçalves Mendes, diretor do documentário inédito "José & Pilar", sobre a relação entre o falecido Prêmio Nobel de Literatura José Saramago e sua esposa Pilar del Río.
Além disso, haverá um espaço dedicado à analise da língua portuguesa no mundo.
O evento ocorre uma semana depois da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), por onde passaram 15 mil pessoas e que teve como convidados especiais o britânico de origem indiana Salman Rushdie e a chilena Isabel Allende.
Apesar da agenda dedicada a incentivar o prazer pela leitura, os brasileiros ainda estão longe de outros países neste hábito. Segundo dados editoriais, eles, em média, leem 4,7 livros por ano, inclusive os volumes didáticos e de leitura obrigatória. EFE

capturado por: @pii_littrell

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...